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Comunicação digital: o papel da tecnologia em tempos de serviços remotos

Diante de uma crise que traz como prioridade o isolamento social, a tecnologia mostra sua força. Pensando nisso, Marcio Samia, da Imediatto Comunicação, compartilha dicas para empresas investirem no digital e otimizarem seus resultados

É fato que a rotina mudou completamente com a chegada da COVID-19. Segundo dados disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, 53% da população da cidade está em isolamento agora, deixando de lado saídas – sejam elas a lazer ou para ir ao trabalho.

Diante desse cenário, a necessidade do home office se faz presente e torna-se solução para que muitos colaboradores não precisem se deslocar. E a mudança pode ser definitiva: segundo André Miceli, professor da FGV, Fundação Getulio Vargas, 30% das empresas devem adotar a prática quando tudo se normalizar.

Mas, e o consumidor? Conforme esperado, as pesquisas já apontam mudanças comportamentais – mais uma vez, voltadas ao mundo digital. Segundo dados disponibilizados pelo Huffpost Brasil, somente no mês de março os aplicativos de delivery tiveram 30% no aumento de sua demanda.

 

Reaprendendo

“Depois que a pandemia passar, o comportamento do consumidor terá mudado. O virtual estará ainda mais presente do que hoje em dia, será diferente do que estamos acostumados”, diz Marcio Samia, fundador e sócio da Imediatto Comunicação. “Por isso é hora de se preparar para atender essa demanda”, complementa.

O empreendedor segue dizendo que a dica vale para todos: de grandes corporações a pequenas empresas – e ainda faz um adendo: “muitas vezes, em micro e pequenas empresas, o dono faz tudo. Talvez seja o momento de encaminhar as demandas de comunicação para uma empresa especialista. Além do tempo que se economiza, atinge-se os objetivos com mais precisão, sem grandes necessidades de testes. É uma ajuda muito bem-vinda”, aconselha.

Levando em consideração o aumento do tráfego e presença digital, Marcio ressalta que esse é o momento perfeito para engajar possíveis clientes. “É hora de rever conceitos e missões, estruturar redes sociais e até mesmo repaginar catálogos digitais. Esse é o caminho agora. Estamos fazendo isso inclusive com nossa própria comunicação. Reformulamos o logo, o site e estamos aproveitando o momento para colocar a casa em ordem”, diz.

Para finalizar, Marcio diz que momentos como esse permitem que a criatividade aflore. “Precisamos olhar para os clientes e entender como conseguimos ajuda-los, e mesmo de maneira remota, trazer soluções para problemas que antes não existiam. Mesmo que sua loja esteja fechada agora, o que você pode fazer para que seus clientes não se esqueçam de você? É a maneira de fazer com que seus produtos continuem sendo vendidos. Talvez seja necessário gerar conteúdos de qualidade, ensinar seu cliente algo que ele precise saber, e que de alguma maneira direcione seu olhar para sua empresa. Estou certo de que o mundo digital é capaz de ajudar a todos neste momento e, para as empresas, o diferencial que vai gerar lucros. É hora de avaliar cenários e tomar decisões efetivas”.

 

Apoio especializado

A Imediatto Comunicação realiza trabalhos voltados à comunicação corporativa: desde a criação e a impressão de cartões de visita, passando por sites, mídias sociais e todo trabalho de marketing digital, e se estende até aos eventos corporativos, inaugurações, feiras e comemorações, tornando-se uma solução completa para qualquer nicho.

 

Veja o artigo na Mundo do Marketing aqui.

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