Embora muitas empresas ainda não perceberam a importância de uma correta gestão das pessoas e acabam não investindo no desenvolvimento dos seus colaboradores, é perceptível como nos últimos anos houve um aumento considerável naquelas que tem se preocupado em oferecer treinamento e desenvolvimento humano aos colaboradores, de modo que este treinamento venha de encontro com os valores da empresa e com o que se espera do funcionário. Na prática todos saem ganhando. Empresas que adotaram programas de educação corporativa apresentaram melhoras significativas no engajamento dos funcionários e, como consequência, tiveram ganhos de motivação, produtividade e, por fim, em melhores resultados.

O que é Educação Corporativa?

Trata-se de uma estratégia das empresas que visa trabalhar gestão de pessoas, gestão do conhecimento e aliar isso a melhores resultados do negócio. Para isso procura-se desenvolver competências específicas dos funcionários a fim de que os objetivos sejam alcançados com os colaboradores da corporação, sem a necessidade de buscar outros talentos no mercado.

Confunde-se muito a educação corporativa e, por isso, há muito preconceito em torno do tema. Não se trata apenas de desenvolver o colaborador no âmbito pessoal (o que, por si só já seria ótimo, uma vez que teríamos funcionários mais motivados), mas desenvolve-se a pessoa alinhando-a aos objetivos da empresa, o que é muito mais interessante para ambas as partes. Essas competências aprimoradas podem ser replicadas para toda uma equipe, gerando uma cultura organizacional de excelência.

O que considerar para implantar uma cultura de Educação Corporativa?

As empresas que compreendem a importância de se implementar uma cultura de educação corporativa em seu ambiente, certamente estão à frente de seus concorrentes pelo simples fato de que quem traz resultados para as empresas são as pessoas, logo, pessoas mais capacitadas tem chances de trazer melhores resultados. A equação que parece óbvia não é seguida por mais de 75% das empresas no país, que não tem práticas de treinamento e desenvolvimento oferecidas aos colaboradores.

De acordo com a Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC) essas estratégias não são apenas uma tendência do momento, mas sim um fato permanente. Ou seja, os que ainda não aderiram à esse movimento de abordagem na gestão de pessoas estão ficando para trás na corrida corporativa, já que essa educação também influencia positivamente no senso de competitividade de mercado dos empregados.

O devo ter como princípio, então, para implementar uma boa cultura em minha empresa?

1 – Você deve ter em mente que capacitar colaboradores cria aptidões que fazem a sua empresa ser mais competitiva no mercado;

2 – A educação corporativa vai conectar as pessoas e o ambiente da empresa às diretrizes e objetivos traçados pela organização;

3 – É preciso que a aprendizagem aconteça de acordo com as necessidades do aluno e de acordo com sua disponibilidade. Neste ponto a educação a distância pode ser muito útil;

4 – O aprendizado tem objetivo de atingir melhores resultados para a empresa, mas não deve ser deixado de lado que deve fomentar o desenvolvimento individual, coletivo e social dos envolvidos;

5 – É importante buscar parcerias com pessoas e empresas que possam oferecer conteúdo relevantes para a educação corporativa, além de buscar se desenvolver com base em princípios sustentáveis e em respeito a códigos de ética e respeito.

Palestras, treinamentos, workshops e cursos

A Imediatto oferece diversos tipos de abordagens para que a educação corporativa na sua empresa aconteça de maneira a agregar conteúdo relevante para seus colaboradores, seja com material já desenvolvido, em cursos ou treinamentos já formatados, ou em demandas específicas, elaboradas de acordo com as necessidades de cada empresa. Entre em contato com a gente para saber mais.

Solicite um Orçamento

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]