Para fazer uma marca ser conhecida não basta ter um produto ou um serviço de qualidade. Na verdade, hoje em dia isso não é nenhum diferencial… faz parte dos requisitos básicos que uma empresa deve oferecer. Nós da Imediatto Comunicação podemos ajudar sua marca a aparecer mais e ficar mais conhecida pelo seu público através da criação ou da construção através dos elementos já existentes, de uma identidade que traga, de forma rápida e objetiva, o reconhecimento da sua empresa pelo seu público. Veja um pouco como podemos ajudar.

Afinal, o que é identidade visual?

A identidade visual possui o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a grande missão de uma empresa, por isso é importante entender que isso será todo o conjunto de elementos que a representará visualmente e de forma sistematizada. Esse conjunto de elementos costuma ter como base um símbolo, que normalmente chamamos de logotipo e é o primeiro passo para começarmos a definir sua identidade.

Normalmente um projeto de identidade visual é acompanhado por um manual de marca, que é um documento onde se coloca todas as diretrizes de aplicação e utilização correta da identidade visual.

Lembre-se que, uma vez criada sua identidade, todos os elementos, peças e campanhas que você executar devem ter a mesma “identidade”. Já imaginou uma propaganda da Coca-Cola utilizando fundo azul (Pepsi)?

Então a identidade visual é a marca da empresa?

Na verdade é um debate que nunca vai ter fim… uma marca faz parte de uma identidade visual ou a identidade visual é que faz parte da marca?

Bom, se entendermos marca como um símbolo gráfico que representa algo, como a empresa, por exemplo, ela faria parte do conjunto de identidade visual. Essa pode até ser a visão de um designer, por exemplo. Mas se pegarmos o conceito mais aprofundado, estratégico, de marketing, certamente você se surpreenderá com o universo que gira em torno da marca…

Na verdade é um debate que nunca vai ter fim… uma marca faz parte de uma identidade visual ou a identidade visual é que faz parte da marca?

Bom, se entendermos marca como um símbolo gráfico que representa algo, como a empresa, por exemplo, ela faria parte do conjunto de identidade visual. Essa pode até ser a visão de um designer, por exemplo. Mas se pegarmos o conceito mais aprofundado, estratégico, de marketing, certamente você se surpreenderá com o universo que gira em torno da marca…

Sob essa ótica, “marca é o conjunto de valores, percepções e experiências que ela passa ou representa para seu público”. Veja por exemplo a marca Nike. Ela traz em si muito mais do que o símbolo que todos conhecemos. Junto a ela está atrelado valores como vigor, elegância, preocupação com o corpo e com a saúde.

Afinal, uma marca que está endossada por grandes estrelas do esporte pode fazer com que eu me sinta melhor, por também estar representando aquela marca. É como se eu quisesse associar à minha pessoa o que aquela marca diz sobre ela mesma.

Nike-Logo
Identidade1

E o Branding? Do que se trata?

Bom, se você leu até aqui já deve ter percebido que não basta apenas criar um logotipo, ou mesmo todo o conjunto de elementos de uma identidade visual, para fazer sua marca ter força (como a Coca-Cola ou a Nike, por exemplo). É preciso muito trabalho, visão estratégica e posicionamento constante e assertivo para conseguir chegar à mente do consumidor e não sair mais de lá. Esse trabalho árduo e estratégico é chamado de Branding.

Trata-se de um conjunto de ações para construir valor e fixar, de maneira positiva, sua marca na mente do consumidor. Assim, essas ações que visam fortalecer a marca são ações de branding. A ideia principal é a fidelização por parte dos clientes ativos e, com a força da marca, atrair novos clientes.

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