Com o mundo cada vez mais digital ter um endereço na internet já não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação das empresas. Esse é um dos motivos que torna essa mídia tão importante para qualquer negócio nos dias de hoje. Mas fazer um site não é apenas colocar a marca na rede mundial… usada com estratégia, a internet te ajuda a conseguir mais clientes e efetuar mais vendas.

Qual a importância de um site para minha empresa?

A grande importância de se ter um site é a visibilidade que ele traz para empresa, permitindo um maior alcance do negócio para todos que tenham acesso a internet e, principalmente, podendo direcionar o seu conteúdo diretamente para o seu público alvo.

Exibindo um panorama geral com as informações mais relevantes sobre sua empresa, o site funciona como uma vitrine, sendo muitas vezes o primeiro contato para muitos clientes em potencial.

Aliado a uma identidade visual forte, o site pode representar o grande diferencial das empresas na concorrência – já tão acirrada – por novos clientes. Hoje em dia dificilmente alguém compra alguma coisa sem antes fazer pelo menos uma breve pesquisa na internet sobre aquele produto, serviço ou empresa. Ter uma página com visual profissional faz toda a diferença.

One page ou Multi pages. Qual devo escolher?

Existe duas formas do seu site ser construído: ele pode ser de página única ou pode ter várias páginas.

Um site de página única é a “moda” do momento, por ser mais ágil num mundo onde velocidade é cada vez mais importante. Ele vai concentrar todas as informações sobre sua empresa na mesma página…

Diferente disso, o site multi pages é mais completo e mais complexo, e envolve um trabalho de arquitetura para desenhar páginas, links e é necessário mais conteúdo sobre o assunto.

Antes de decidir qual modelo utilizar, é importante focar no objetivo do seu site.

Se você quiser uma apresentação rápida da sua empresa, um site que funciona mais como um cartão de visitas para o cliente, o one page irá te atender prontamente. Neste tipo de site, você não precisará ficar gerando um monte de conteúdo (muitas vezes só pra encher a página), pois o objetivo é dizer “oi, eu sou fulano e faço isso, isso e isso. Olha isso que eu já fiz. Meus contatos estão aqui”. Neste modelo de site você ainda pode incrementar as informações com depoimentos de clientes satisfeitos, links para as redes sociais e mais algumas coisas, mas é importante entender que as informações nos sites one page são mais superficiais, mais ágeis.

Agora se você pretende ter mais alcance e, com isso, ter mais acessos, será importante fazer alguns esforços de marketing digital. Para isso, o site multi page é mais indicado, pois os buscadores na internet funcionam coletando conteúdos relevantes nas páginas, palavras-chave repetidas no mesmo domínio, enfim, uma série de ações que funcionarão melhor num site que hospeda mais que uma página. Também devemos escolher esse modelo caso nosso site tenha realmente muito a dizer ao nosso cliente – por exemplo uma indústria que quer colocar o catálogo de peças que produz, ou uma loja que quer mostrar todos os itens que trabalha, ou ainda a produção de conteúdo através de um blog diário, semanal, mensal… entre outra infinidade de possibilidades de assunto que eu queira apresentar ao meu cliente.

Não tem certo ou errado. O importante é a experiência do usuário.

Independente do formato que você escolher, o importante será a facilidade com que o visitante pode navegar e encontrar a informação que ele precisa. Esse será o ponto entre uma venda ou uma oportunidade perdida. No entanto algumas dicas podem te ajudar a escolher o melhor formato pra você:

Escolha One Page se você não pretende investir em marketing digital, se precisa de uma solução mais simples ou menos complexa. Se a sua ideia é apenas mostrar ao seu cliente uma visão geral da sua empresa e se você não irá dedicar muito tempo para inserir conteúdo no seu site.

Escolha Multi Pages se, ao contrário, você pretende investir em marketing digital, se tem bastante conteúdo para colocar no seu site e ficará mais organizado separar esses conteúdos em páginas diferentes, se você pretende alimentar um blog por exemplo ou irá trabalhar para que buscadores possam identificar sua página (por exemplo o Google).

Uma última dica, muito importante. Seu site deve ser responsivo.

Atualmente muita gente acessa a internet pelo celular, então é muito importante que a visualização do seu site seja boa também para esse tipo de aparelho. É muito comum vermos um site lindo no computador, mas quando acessamos pelo celular ele fica “quebrado”, ou com palavras ou imagens cortadas por exemplo. Para isso não acontecer com o seu, certifique-se de que a empresa que você escolheu para criar seu site esteja trabalhando de modo que ele fique responsivo, que é justamente essa acessibilidade em qualquer dispositivo, sem perda da qualidade do conteúdo.

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